quinta-feira, 4 de abril de 2019

Traços de Amor


Fonte: Franck Meseka

"1998
Desde 1995 eu estive escrevendo arranjos orquestrais para o "Night of the Proms", um grande evento com artistas famosos. Todos eles realizaram seus grandes sucessos com Il Novecento, uma grande orquestra sinfônica apoiada por uma banda de rock. Um cd ao vivo foi lançado todo ano, então eu tive a idéia de fazer um álbum especial com minhas próprias músicas executadas pela orquestra e artistas que eram convidados no Night of the Proms. Quando eu discuti isso com o gerente da orquestra e fiz as demos, ele perguntou: 'mas quem está cantando nas demos?' Quando eu respondi que era eu, ele disse: 'por que você não faz os vocais no álbum?'

Eu me tornei muito ambicioso e comecei a elaborar uma ideia para criar um álbum com uma história. O tema seria o amor, não de um modo romântico trivial, mas como ele pode ser encontrado em muitas formas diferentes. De simplesmente se apaixonar, o amor por seu próprio filho, altos e baixos em um relacionamento, tentação, aceitação de si mesmo, para dizer adeus a um ente querido. Eu queria usar arranjos não convencionais, pintura com sons orquestrais em músicas pop, mas também transições cinematográficas que conectam as músicas. O resultado foi um álbum conceitual onde todas as músicas têm uma conexão e os temas das transições eventualmente reaparecem na penúltima peça épica. Eu usei músicas que eu tinha escrito antes e escrevi algumas novas

1999
Comecei as primeiras gravações com uma banda, escrevi todas as partes orquestrais e não muito depois gravei a orquestra regida por Robert Groslot. Durante o próximo período, enquanto eu estava gravando meus vocais, houve algumas colaborações. John Miles fez um dueto, Ole Edvard Antonson tocou um solo de trompete, Alannah Myles fez vocais adicionais e leu um poema. Depois veio a parte mais difícil: a mixagem e, pior ainda, tentar conseguir uma gravadora interessada. Como esse foi um projeto tão extraordinário, foi muito difícil colocá-lo em uma categoria. Devido a muitos fatores e principalmente porque nunca fiquei feliz com o resultado final, decidi não lançar o álbum.

2018
Vinte anos depois, decidi que era hora de terminar o projeto. Por que esperar tanto tempo? Além do fato de eu nunca estar feliz com alguns detalhes como as partes gravadas ou o som, outra razão era que eu nunca tive tempo, porque todos esses anos eu estava trabalhando sem parar para outros artistas e projetos. Este ano aproveitei e tive toda a tecnologia moderna para refinar e mudar tudo o que não era do meu agrado. Eu reorganizei algumas das faixas, re-gravei partes e fiz muita edição. Um bom detalhe é que meu filho Bodi tocou bateria em 5 faixas, incluindo a música que eu escrevi 16 anos antes como seu anúncio de nascimento.

2019
Como uma pessoa que atinge a maturidade, meu álbum é lançado, 21 anos após o nascimento da ideia inicial. Eu agora orgulhosamente apresento: Traços de Amor."

Franck

Nenhum comentário:

Postar um comentário