quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Meu Amigo Alemão!


Dezembro de 1943. Um bombardeiro americano seriamente danificado se esforça para sobrevoar a zona de guerra alemã. No controle está um jovem de 21 anos, o segundo-tenente Charlie Brown. A maior parte da tripulação está morta ou gravemente ferida. 

Um caça inimigo se aproxima. A suástica na cauda do avião não deixa dúvidas. Seu piloto é o experiente alemão Franz Stigler. Predador e presa. Só um tiro e o abate será mais uma vitória no currículo de Franz, para deleite de seu superior Hermann Goering, braço direito de Hitler. 

Mas o que aconteceu ali desafiou a lógica da guerra. Posteriormente, o episódio seria chamado de 'O mais incrível encontro entre inimigos na Segunda Guerra Mundial'. A Força Aérea dos Estados Unidos arquivaria por anos o ocorrido, classificando-o como ultrassecreto. Foi um ato que aquele piloto alemão jamais poderia ter revelado, pois, se o fizesse, seu destino seria o pelotão de fuzilamento. Quase cinquenta anos depois, essa história real e impressionante veio à tona, arrebatando a crítica e galgando a lista dos mais vendidos do "The New York Times".

Nenhum comentário:

Postar um comentário