segunda-feira, 9 de junho de 2014

Orgia de Cores!


"Meu Pedacinho de Chão" de Benedito Ruy Barbosa é um remake da obra homônima do mesmo autor, agora com ares de fábula nessa releitura lírica da primeira novela educativa da TV Globo, em parceria com a TV Cultura, que foi ao ar em 1971. 

O realismo da primeira versão - ainda em preto e branco - agora dá lugar a uma história lúdica ambientada na fantástica Vila de Santa Fé, uma cidadezinha do interior saída dos sonhos e da imaginação dos protagonistas, os pequenos Serelepe (Tomás Sampaio) e Pituca (Geytsa Garcia), cheia de cores e sons como que saídos dos contos de fadas. 

Com estética atemporal e sem nenhum compromisso com a realidade, o folhetim vai mostrar os conflitos do vilarejo, que começam a partir da abertura da escola e chegada da professorinha Juliana (Bruna Linzmeyer). O Coronel Epa (Osmar Prado), latifundiário da região e pai de Pituca, se opõe ao progresso em todas as suas formas e por isso luta contra Pedro Falcão (Rodrigo Lombardi), seu desafeto, por ele ser a favor da modernidade e ter doado parte de suas terras para a construção de comércios, de uma capela e da própria escolinha, a primeira da cidade.

Uma vila inteira de brinquedo é reproduzida no cenário da trama, com 28 prédios revestidos em lata, remetendo ao material utilizado por antigos brinquedos do século XIX. Para causar este efeito, o artista plástico Raimundo Rodriguez, diretor de arte da novela, utilizou latões de tinta reciclados, abertos, desamassados e pregados uns nos outros. A caracterização dos personagens também passeia pelo mundo do fantástico e tem referências de mangás, trazendo cabelos cor-de-rosa e azuis, roupas extravagantes e com de cores vibrantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário