quarta-feira, 30 de maio de 2012

Dissolução

Finalmente e graças a um amigo amado fui presenteada com um volume de "Dissolução", a primeiríssima aventura de mestre Mathew Shardlake, que já está esgotada há um bom tempo, não tem mais nas livrarias e nem nos pouquíssimos sebos da cidade. Obrigada, obrigada...


"Dissolução" é um romance policial-histórico passado no inverno de 1937, quando Henrique VIII já havia se rebelado contra a igreja papista e a reforma religiosa instalava-se na Inglaterra, sendo Thomas Cromwell o vigário geral.


A estória trata do processo de dissolução de um mosteiro, com o fim de extinguir e pilhar todos os bens do mesmo, no entanto esse trabalho teria sempre que ser realizado de uma forma segura e cuidadosa, pois caso contrário e como na época a reforma ainda estava em fase de implementação junto do povo, poderia desencadear uma revolta popular que nem o rei nem Cromwell pretendiam, embora os mosteiros e os abades tivessem má reputação junto ao povo.

De um mosteiro de Scarnsae, na costa sul de Inglaterra, vem a notícia do homicídio brutal de um dos comissário do rei. Cromwell convoca então mestre Matthew Shardlake, um conhecido e reputado advogado, entregando-lhe a incumbência de investigar e descobrir o assassino e, ao mesmo tempo, fazer tudo para levar o abade do mosteiro a assinar a carta de capitulação e assim ter motivos para encerrar o mosteiro. Quando Shardlake e o seu jovem ajudante chegam a Scarnsea, descobrem um local pouco religioso, cheio de vícios e de condutas menos próprias para abades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário